E os vencedores são...Os vencedores dos prémios “100 Horas de Astronomia” já são conhecidos.A lista completa estará em breve disponível na internet. O júri que avaliou as actividades que se candidataram aos prémios teve uma tarefa bem difícil, pois a qualidade dos projectos foi muito grande! Em nome da coordenação nacional deste projecto do Ano Internacional da Astronomia 2009, aproveitamos esta oportunidade para agradecer a todos os que participaram nas “100 Horas da Astronomia” e que contribuíram para o seu imenso sucesso. Em particular damos os parabéns à Ana Mourão (Centra/IST), que foi a vencedora da categoria 8 - Excepcional participação individual num evento registado das 100 Horas de Astronomia - e também à Fundação Navegar, que recebe uma menção honrosa na categoria 4 - Actividade mais inovadora das 100 Horas da Astronomia. Muitos Parabéns!
E agora os prémios!As 100 Horas de Astronomia já passaram, e foram um enorme sucesso, tanto em Portugal, como a nível mundial.Mas se julgavam que já estava tudo terminado... desenganem-se! É que agora faltam os prémios! A partir de dia 10 de Abril, todas as actividades que se registaram nas 100 Horas de Astronomia podem concorrer aos prémios de a uma (ou várias) das 8 categorias disponíveis. Fiquem atentos.
Volta ao Mundo em 80 Telescópios
Já começou o webcast de 24 horas "A volta ao Mundo em 80 telescópios". Além de ser a "Astronomy Picture of the Day", podem ver a transmissão no nosso Blog. Em alternativa, podem consultar o canal UStream.TV das 100 Horas de Astronomia. Para descobrirem quando será a vez do vosso observatório favorito, basta irem à página internacional das 100 Horas, onde têm disponível o alinhamento. Como o site internacional está um pouco "entupido", se preferirem podem consultar o alinhamento neste PDF. Devido ao elevado número de acessos, muitos utilizadores não estão a conseguir ter acesso em directo. No entanto, podem ter acesso ao videos, com apenas 20 minutos de atraso, aqui.
Saturno de perfilQuem "espreitar" Saturno durante as 100 Horas com um telescópio, pode pensar que a pose do planeta é pouco habitual... Para saber mais clique aqui.
Guias de Observação - AçoresJá estão disponíveis na secção dos Recursos, os guias de observação para os céus do Arquipélago dos Açores. Há diversas actividades incluidas nas 100 Horas de Astronomia que estão a acontecer no Arquipélago dos Açores. Encontre-as aqui. Lembramos que e 2 a 4 de Abril decorre em Ponta Delgada, na Aula Magna da Universidade dos Açores, o I Congresso Internacional de Astronomia Azores: "O Universo nos Açores".
Guias de ObservaçãoEncontram-se disponíveis na secção dos Recursos, mapas com sugestões de observação que podem ser usados durante as noites das 100 Horas de Astronomia. Os mapas foram produzidos no ©Stellarium, para a latitude de Lisboa. O céu não será muito diferente nas outras regiões do território de Portugal Continental. Em breve teremos também disponíveis mapas específicos para o Arquipélago dos Açores. Boas Observações!
Blog NacionalO blog nacional das 100 Horas de Astronomia está oficialmente aberto a todos que registaram actividades nas 100 Horas de Astronomia. Se já começaram com actividades e querem contar como correram, ou se querem descrever com mais detalhe as actividades que ainda vão realizar, este é o local para o fazer.
100 Horas de Astronomia RemotaUma nova actividade pública acaba de ser acrescentada às 100 Horas de Astronomia, o maior evento de sempre de divulgação de Astronomia. Para participar não é necessária experiência ou grande conhecimentos de Astronomia. Basta gostar de observar o céu nocturno e apreciar a sua beleza! Veja como pode participar aqui.
100 Horas no Metro do PortoGet the Flash Player to see this movie.
Skymaps em PortuguêsA página Skymaps.com decidiu colaborar com as 100 Horas de Astronomia, ao produzir traduções das suas cartas celestes para várias línguas. A versão portuguesa (para o hemisfério Norte) foi traduzida pela coordenação nacional das 100 Horas, e está disponível em PDF.
A Volta ao Mundo em 80 TelescópiosJá está disponível uma breve antevisão do que poderão ver durante "A Volta ao Mundo em 80 Telescópios", um webcast de 24h a partir de Observatórios espalhados pelo mundo, onde será possível ver como trabalham os astrónomos profissionais. Esta antevisão mostra o trabalho desenvolvido nos observatórios do Observatório Europeu do Sul (ou ESO), no Chile.
O Universo na RuaA coordenação nacional das 100 horas da Astronomia convida todas as entidades nacionais com capacidade de projecção de imagens/video a participar numa actividade exclusiva para Portugal. O desafio é simples. Projectar imagens ou videos de Astronomia, numa parede ou ecrã de um edifício proeminente da localidade, durante as 100 horas da Astronomia (entre 2 e 5 de Abril). As projecções deverão ser, preferencialmente, no exterior. As imagens e os videos podem ser à escolha das entidades organizadoras (desde que tenham como tema principal a Astronomia). Em alternativa, a coordenação nacional sugere a utilização das imagens da exposição "Da Terra ao Universo" e exibir o video "Olhos no céu" (que contém legendagem em português). Uma cópia deste video pode ser pedido por todas as entidades registadas nas 100 horas da Astronomia. Este desafio é dirigido a qualquer Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Casa do Povo, Centros Comercial, Pavilhão Desportivo, Estádio, Centro de Ciência, Universidade, Escola, Casa de Espectáculo, Bar, Discoteca, entre outros. Todos os interessados devem registar a sua actividade. Para mais informações, por favor contactar a coordenação nacional.
Destaque na revista Sky & Telescope
Para quem gosta de Astronomia, a revista "Sky & Telescope" dispensa apresentações. Mas para quem não está tão familiarizado, esta revista é uma das revistas sobre Astronomia mais vendidas no mundo. E sendo as 100 horas da Astronomia o maior evento de divulgação de Astronomia no mundo, era inevitável que a "Sky & Telescope" destacasse este evento. Podem consultar este link para lerem o artigo (em inglês). O artigo foi escrito pelo co-coordenador mundial das 100 horas da Astronomia, Mike Simmons. Além da coordenação deste evento, ele é também o presidente de uma das entidades organizadoras das 100 horas da Astronomia, os Astrónomos Sem Fronteiras.
Domingo é Dia do SolNuma iniciativa conjunta entre o Grupo de Física Solar do AIA2009 e as 100 horas de Astronomia, Domingo, dia 5 de Abril (o último dia das 100 horas de Astronomia) será dedicado ao Sol. Usando o trocadilho entre "Domingo" (em inglês, Sunday) e "Dia do Sol" (em inglês, Sun Day), o Dia do Sol procurará apresentar o Sol a um público global, muito à semelhança da "Alvorada do AIA2009", a primeira iniciativa global do AIA2009. Durante todo o dia 5 de Abril de 2009, quem tiver meios de observar com segurança o Sol é convidado a juntar-se às 100 horas de Astronomia, o maior evento de divulgação de Astronomia de todos os tempos. Para mais informações (em inglês), podem consultar a página global das 100 horas de Astronomia e a página do Grupo de Física Solar do AIA2009, ou contactar a coordenação nacional das 100 horas de Astronomia.
"Você Decide"A próxima imagem do Hubble pode ser escolhida por você."Hubble's Next Discovery -- You Decide" é uma campanha promovida pelo site Norte Americano do Telescópio Espacial Hubble, em que qualquer pessoa pode votar no próximo alvo deste telescópio. A votação decorre até 1 de Março e a imagem vencedora será divulgada durante as 100 Horas de Astronomia. Mais informações em: http://youdecide.hubblesite.org/
Poster das 100 horas de Astronomia
Agora também disponível na versão portuguesa:
|
Organização Organização Nacional Apoios |