Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
Sessão pública de observação de Marte
29 de Outubro de 2005

Marte é um dos planetas mais próximos da Terra. No entanto, dadas as características da sua órbita existem alturas mais propícias para a sua observação. Essas ocasiões ocorrem com uma frequência de 26 meses, durante as oposições. Isto é, sempre que Marte se encontra mais próximo da Terra, do lado oposto ao Sol.

A órbita de Marte em torno do Sol é bastante excêntrica. Assim, esse encontro pode acontecer próximo do periélio (ponto de maior proximidade da órbita de Marte ao Sol), ou então mais perto do afélio (ponto de maior afastamento ao Sol). De oposição para oposição a distância entre Marte e a Terra pode variar entre os 55 milhões de quilómetros (oposições favoráveis) e mais de 100 milhões de quilómetros. As oposições favoráveis ocorrem com uma frequência de cerca de 15 anos.

Na oposição de 2005, a noite de 29 para 30 de Outubro será a mais favorável para a observação do planeta vermelho.

Assinalando este momento de interesse público, o Centro de Astrofísica promoverá uma sessão de observação de Marte. A sessão terá início às 21h e terminará às 23h, do dia 29 de Outubro. A entrada é livre e gratuita.