Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
Clima Espacial e a Europa, o Sol como Ferramenta Educativa

Durante o ano de 2007 comemora-se o Ano Heliofísico Internacional. Para celebrar este evento foi criado o SWEETS, acrónimo inglês para Space Weather and Europe - an Educational Tool with the Sun ou em português, Climatologia Espacial e a Europa - o Sol como Ferramenta Educativa. O SWEETS é um consórcio de 17 instituições de 11 países da União Europeia (ou vizinhos desta), sendo o representante nacional o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). Algumas destas instituições são, por exemplo, a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Observatoire de Paris.

Até ao fim do ano, este consórcio realizará várias actividades por toda a Europa, das quais se destaca uma exposição itinerante e um questionário na Internet (até ao fim de Setembro).

Em Portugal o CAUP organiza e participa em várias actividades, das quais se destacam:

  • Sessão especial de Planetário 'As tempestades do Clima Espacial', durante a Semana Europeia da Ciência e Tecnologia, de 19-24 de Novembro de 2007.A Sessão será apresentada às 16h30, sendo de entrada livre e gratuita.
  • Exposição 'O que é o Clima Espacial?', com painéis informativos e computadores com software interactivo.
  • Produção da versão Portuguesa do DVD 'Clima Espacial'.

Todas as actividades realizam-se no edifício do CAUP/Planetário do Porto.

Até ao fim do ano, todas as crianças que visitem o Planetário do Porto receberão grátis o livro para colorir da ESA 'A luz das estrelas'. Este livro está disponível para download aqui.