Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
24 de Novembro

No próximo dia 24 de Novembro de 2009, a partir das 20h30, o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto vai colaborar na observação nocturna "Astros nos Castros" promovida pelo Centro Ciência Viva de Vila do Conde, a decorrer na Cividade de Terroso, Póvoa de Varzim.

A Cividade de Terroso é uma das mais importantes estações arqueológicas da Cultura Castreja do Noroeste Peninsular. Ocupada desde o séc. IX a.C. até ao séc. III - IV d.C. é um local de fundamental interesse para o estudo do povoamento desta região, tendo sido, por isso, classificado pelo IPPAR com o estatuto de Imóvel de Interesse Público.

Os Castros, são ruínas ou restos arqueológicos de um tipo de povoado da Idade do Ferro, característico das montanhas do noroeste da Península Ibérica. Quase sempre localizados no topo de montes, permitindo o controle táctico dos campos em redor, quando apresentam maiores dimensões e importância são designados por Cividade ou Citânia.

Assim, para além de usufruir de uma noite de observação será também possível conhecer melhor a cultura Castreja e passear pelas urbes dos nossos antepassados.

Esta actividade realiza-se no âmbito do Ano Internacional da Astronomia 2009 e conta com a colaboração do Núcleo de Astronomia da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Museu D. Diogo de Sousa, do Gabinete Municipal de Arqueologia da Póvoa de Varzim e do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

Para obter mais informações contacte Filipe Pires.