Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
Com o objectivo de proporcionar umas férias diferentes aos jovens, o Centro de Astrofísica, mais uma vez, respondeu favoravelmente ao desafio lançado pela Agência Ciência Viva. Na edição de 2006 o CAUP disponibiliza 2 estágios científicos durante as férias de Verão, dirigidos aos alunos do 10º/11º ano interessados.

Constrói o teu primeiro telescópio
Alunos: 4 alunos do 10º ou 11º ano
Datas: de 3 a 14 de Julho

O objectivo é que cada aluno construa o seu próprio telescópio. Durante a construção o aluno irá perceber como funcionam os telescópios, quais os seus constituintes básicos e o modo de tirar o melhor proveito do instrumento.
No final os alunos terão a oportunidade de experimentar o seu telescópio, realizando uma sessão de observação sob a orientação de um especialista.
Os alunos irão construir desde o início um telescópio newtoniano, com uma abertura de 150 mm e montagem dobsoniana.
No final cada aluno levará consigo o telescópio que construiu, pronto a funcionar e a proporcionar agradáveis horas de descobertas.

Astronomia na ponta dos dedos
Alunos: 6 alunos do 10º ou 11º ano
Datas: de 17 a 28 de Julho

Neste estágio pretendemos que os alunos adquiram alguns conhecimentos básicos de Astronomia e sejam capazes de os utilizar e reconhecer na sua vida diária.
A par da formação teórica, os alunos irão realizar várias oficinas práticas: observação Solar e registo das manchas solares, espectroscopia e construção de fontes espectrais com lâmpadas comerciais, construção de relógios de Sol e observação nocturna com telescópio.

Estrutura do estágio:
Dia 1 - Conceitos básicos de Astronomia (curso teórico).
Dia 2 - Observação do Sol e registo das manchas solares (curso teórico e prático).
Dia 3 - A assinatura digital das estrelas, espectroscopia (curso teórico e prático).
Dia 4 e 5 - Construção de fontes espectrais com lâmpadas comerciais: incandescentes, florescentes, halogéneo, HQI. (curso prático).
Dia 6 - Os relógios de Sol (curso teórico).
Dia 7 e 8 - Construção de relógio de Sol (curso prático).
Dia 9 - Preparação de noite de observação (curso teórico).
Dia 10 - Observação astronómica nocturna (curso prático).