Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e a editora Gradiva apresentam, nos próximos dias 11 de Julho (FNAC do Norteshopping, Matosinhos 21H30) e 14 de Julho (Livraria Almedina Atrium Saldanha, Lisboa 18H30) o livro DESCOBRIR O UNIVERSO.

Neste livro, um conjunto de cientistas do CAUP, coordenado por Teresa Lago, fala-nos daquilo que os entusiasma: o Universo e o prazer da descoberta na Astronomia, dos planetas do Sistema Solar à vida das estrelas e das galáxias aos «confins» do Universo numa linguagem acessível, cativante e informativa.

As apresentações de DESCOBRIR O UNIVERSO vão estar a cargo de Alexandre Quintanilha, no dia 11, e de João Caraça, no dia 14.

''A Astronomia apaixona as pessoas... Saber-se parte integrante de um Universo de tal dimensão, partilhar a mesma composição química que o cosmos, ser feito de elementos sintetizados no Universo primitivo, ou no interior de uma estrela e posteriormente ejectados para o espaço a velocidades impensáveis, emociona-nos. Tal como é emocionante compreender a importância deste planeta frágil, perdido num vastíssimo e inóspito meio (interestelar e inter-galático) quase vazio.

Mas, ao mesmo tempo ... deslumbra-nos sermos capazes de ir montando, peça a peça, um puzzle de tal complexidade e vermos que ele faz sentido. Um puzzle cuja dimensão e imagem globais desconhecemos, mas que vamos antevendo, passo a passo.

Comemorar dezasseis anos de uma instituição é um momento importante. No caso de uma instituição de investigação, em que os percursos nem sempre são previsíveis, suaves, lineares, é obra! E é certamente motivo de regozijo.

Em jeito de comemoração... escolhemos escrever este livro sobre aquilo que estudamos - o Universo. Neste projecto envolveram-se quase todos os elementos do CAUP: professores, investigadores, alunos de doutoramento e astrónomos contratados.

Porque logo no início identificámos como prioridade, para além da investigação, a partilha do conhecimento, e crescemos cumprindo esses objectivos com entusiasmo, entendemos ser este, também, um momento de partilha. Do nosso deslumbramento com o que vamos descobrindo. Mais ainda com o que antecipamos estar a caminho da descoberta... ''

Teresa Lago