Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
Bolsas de integração na investigação - 2ª fase

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) abre concurso para a atribuição de Bolsas de Integração na Investigação (BII), financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de acordo com o programa Ciência 2008. O regulamento está de acordo com o Regulamento de Formação Avançada da FCT, disponível aqui.

1. As bolsas destinam-se a estudantes do 1º ciclo do ensino superior com bom desempenho escolar, inscritos em instituições nacionais do ensino superior público ou privado. Pretende-se com este tipo de bolsa criar condições de estímulo ao início da actividade científica e desenvolvimento de sentido crítico, criatividade e autonomia nos estudantes. Cada bolseiro terá como supervisor um investigador doutorado no CAUP e será integrado num projecto de investigação, no âmbito do qual terá um plano de trabalhos a cumprir.

2. As bolsas terão início entre 1 de Setembro e 1 de Dezembro de 2009, e duração de 12 meses. O valor mensal da bolsa será de 140 €, de acordo com os valores constantes na Tabela de Bolsas da FCT. De acordo com o actual regulamento da FCT, específico para as BII, estas bolsas podem ser concedidas a trabalhadores estudantes. Estes contratos obedecem ao regulamento de bolsas da Universidade do Porto.

3. Os candidatos devem enviar uma carta de motivação, o seu currículo (máximo de 3 páginas), e indicar 3 planos de trabalho da sua preferência. A avaliação das candidaturas será feita tendo em conta o mérito do candidato e o seu desempenho escolar.

4. A recepção das candidaturas decorrerá de 30 de Maio a 30 de Junho de 2009, e a lista dos candidatos seleccionados será disponibilizada até 10 de Julho de 2009.

5. No fim do período da bolsa o bolseiro terá de elaborar um relatório, a validar pelo supervisor, e a apresentar em sessão pública organizada pelo CAUP.

6. Para os alunos que o solicitem atempadamente, é possível a creditação em ECTS (entre 5 e 7,5 ECTS, a decidir pelo Conselho Científico da FCUP) do trabalho desenvolvido no âmbito da BII nas suas fichas escolares, sendo atribuída uma classificação – entre 0 e 20 valores – pelo júri do projecto (a designar igualmente pelo Conselho Científico da FCUP).

Consulte os planos de trabalho disponíveis >>

Informações e contactos: Catarina Lobo

Comissão de selecção:
Mário J. P. F. G. Monteiro
João J. G. Lima
Catarina Lobo

O prazo para concorrer a esta oportunidade já terminou.