Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
29 setembro 2010

A 14ª edição da conferência anual de Física de Partículas e Cosmologia - COSMO 11 - terá lugar no Porto, de 22 a 26 de Agosto de 2011.

A COSMO 11 será organizada em Portugal conjuntamente pelo CAUP, pelo Centro de Física do Porto (CFP), Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL), Centro Multidisciplinar de Astrofísica (CENTRA) e pelo Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa.

As reuniões COSMO tiveram início em Ambleside (Reino Unido), em 1997, sob a forma de workshops, mas rapidamente se transformaram num dos mais importantes fóruns de discussão anual, onde físicos de partículas, cosmólogos, e astrofísicos de todo o mundo se reúnem para discutir e trocar ideias sobre uma das áreas mais activas e fascinantes da Física. Habitualmente a COSMO recebe mais de 200 investigadores.

A conferência dedicar-se-á a novas e excitantes interfaces entre a Física Fundamental e a Fenomenologia da Física de Partículas, a Cosmologia Física e a Astronomia. Carlos Martins, investigador do CAUP e responsável pela organização do COSMO 11 em Portugal afirma, "Esta será uma excelente oportunidade para aumentar a visibilidade da Cosmologia que se faz em Portugal, para avaliar o nosso impacto actual nas áreas em que somos internacionalmente competitivos, e para identificar novas áreas prioritárias nas quais se deverão concentrar os investimentos futuros, particularmente ao nível de recursos humanos".

Após a realização da COSMO 11 será organizada, nos Açores, uma Escola de Verão de Cosmologia Observacional.

Mais informações
Sítio oficial do COSMO 11

1. O ATLAS, um dos seis detectores de partículas instalados no acelerador de partículas LHC, no CERN (©CERN) 2. Imagem obtida com os dados recolhidos pelo satélite Planck, da ESA (©ESA/ LFI & HFI Consortia)