Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
17 março 2011

No próximo sábado, dia 19 de março, e se as condições meteorológicas ajudarem, será possível observar uma Lua Cheia especial no céu, uma super Lua Cheia.

A órbita da Lua em torno da Terra não é uma circunferência perfeita, mas sim uma elipse. Quando a Lua se encontra na ponta da elipse mais próxima da Terra está no perigeu, e quando a Lua se encontra na ponta da elipse mais afastada da Terra dizemos que se encontra no apogeu. A Lua Cheia do próximo sábado quase coincide com o perigeu da Lua: a Lua Cheia acontecerá às 18h10m (Portugal Continental) e o perigeu será às 19h10m (Portugal Continental).

Como resultado a Lua poderá parecer no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que as Luas Cheias que acontecem no apogeu. Mas será que vamos notar alguma diferença? É difícil, pois não existem réguas no céu que possamos usar para medir o diâmetro lunar. No entanto, deve bem valer a pena ver a Lua no céu. A melhor altura para espreitar a Lua será quando ela está próxima do horizonte. Por razões que ainda não são bem compreendidas por astrónomos e psicólogos, quando a Lua está perto do horizonte, alinhada com edifícios, árvores ou outros objetos e construções, parece-nos maior. Por isso poderemos aproveitar a Lua do próximo sábado para ainda ampliar mais esta ilusão de ótica lunar.

Ao contrário do que afirmam algumas notícias que circulam pela internet, as Luas Cheias que acontecem perto do perigeu não provocam desastres naturais. A última super Lua Cheia de 8 março de 1993 passou sem nenhum incidente e a quase-super Lua Cheia de 12 de dezembro de 2008 foi também inofensiva. As Luas Cheias que acontecem perto do perigeu são frequentes - há uma a cada 413 dias, ou seja, quase uma por ano. A do dia 19 é apenas uma que estará um pouco mais próxima por alguns quilómetros - a distância entre a Terra e a Lua será de 356 577 quilómetros, enquanto que a médias dos perigeus durante 2011 será de 361 561 quilómetros.

Esta Lua Cheia em perigeu quase coincide com o Equinócio da primavera. O Equinócio será dia 20 de março, pelas 23h21m (Portugal Continental). O último equinócio de outono, a 22 de setembro de 2010 também coincidiu com uma Lua Cheia. É por tudo isto que a Páscoa este ano ocorre só no final de abril. No ano de 325 d.C foi instituído que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia depois do Equinócio Vernal (da primavera). Assim, a primeira Lua Cheia depois do dia 20 de março será a 18 de abril e o primeiro domingo depois do dia 18 de abril é o dia 24 de abril - domingo de Páscoa de 2011.

Glossário
Apogeu - Ponto da órbita da Lua mais afastado da Terra;
Perigeu - Ponto da órbita da Lua mais próximo da Terra;

Para mais informações
NASA Science News
Hudson Valley Geologist
ScienceAtNASA ScienceCasts

1. Diagrama que ilustra a órbita da Lua em torno da Terra (NASA)
2. Uma Lua Cheia no perigeu pode ser até 12% a 14% maior do que que uma Lua Cheia no apogeu, e 30% mais brilhante (NASA)
3. A ilusão da Lua - a Lua Cheia vista através das árvores em Manchester, Maryland nos E.U.A. (Edmund E. Kasaitis)