Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
15 junho 2011

Hoje à noite poderá observar o primeiro Eclipse Total da Lua de 2011. Mas como a Lua entra na sombra da Terra (a umbra) por volta das 19:23, o início do eclipse não será observável de Portugal.

Segundo dados do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), a Lua nasce às 20:58 em Lisboa e 6 minutos depois no Porto, isto é, a Lua irá nascer já completamente eclipsada. A fase de totalidade será ainda visível durante quase uma hora (termina por volta das 22:03) e a Lua sai da sombra da Terra cerca de uma hora depois (por volta das 23:03).

Ao contrário de um Eclipse do Sol, para observar um Eclipse da Lua não é necessário qualquer tipo equipamento especial. Também ao contrário de um Eclipse do Sol, a Lua não desaparece completamente, ficando apenas com uma tonalidade avermelhada. No eclipse de hoje, a Lua já terá esta cor quando nascer, e irá manter-se avermelhada até cerca das 22h. A partir daí a cor avermelhada irá desaparecer, mas será ainda visível a sombra da Terra sobre a Lua, que só irá desaparecer uma hora depois.

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto vai promover, a partir das 21h, uma observação pública com telescópio na Praça Gomes Teixeira (mais conhecida como praça dos Leões), no Porto. Venha ver o eclipse connosco.

Mais informações
Página de Eclipses da NASA
Almanaque do OAL de Eclipses para 2011
Almanaque do OAL de nascimento e ocaso da Lua no Porto e em Lisboa
Video de um Eclipse Total da Lua

1. Aspeto da Lua quando nascer (Simulação gerada no software Stellarium)
2. Fotos de um eclipse anterior, com as fases visíveis de Portugal no eclipse de hoje. (Doug Scobel/University Lowbrow Astronomers)
3. Esquema da diferença entre uma vulgar Lua Cheia e um Eclipse Total da Lua. (Ricardo Reis - CAUP)