Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
18 julho 2011

Michael Werner, cientista do projeto Telescópio Espacial Spitzer (NASA) e cientista chefe para a Astronomia e Física do Laboratório JPL (Jet Propulsion Laboratory), do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), estará esta quarta-feira, dia 20 de julho pelas 13:30, no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) para apresentar uma palestra sobre os resultados científicos obtidos com o Spitzer - um dos melhores e mais importantes telescópios espaciais - que, desde 2003, se encontra no espaço a observar o Universo.

Numa altura em que decorre a última missão do vaivém espacial e se prepara uma mudança na forma de abordar as missões espaciais, esta será uma oportunidade única para conhecer melhor um dos maiores sucessos da astronomia e engenharia moderna - o Telescópio Espacial Spitzer.

Michael Werner é especialista em Astronomia do Infravermelho e tem, ao longo dos últimos 30 anos, estudado regiões de formação estelar, o meio interestelar e as regiões centrais da nossa galáxia. Desde 1984 que é Cientista do Projeto Spitzer. Liderou e acompanhou a evolução do Spitzer: de uma simples carga associada ao vaivém espacial até ao formato de observatório espacial, com mais de 800 quilos, que foi lançado para o espaço em agosto de 2003.

Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no projeto do Spitzer e pelo sucesso científico alcançado, Michael Werner foi nomeado, em 2006, Leitor George Darwin pela Royal Astronomical Society, e distinguido pela NASA recebendo a Medalha de Serviço Público da agência espacial norte-americana.
Michael Werner licenciou-se em 1963, em Física, pela Universidade de Haverford (Haverford, PA, EUA) e obteve o seu doutoramento em 1968 pela Universidade de Cornell (Ithaca, NY, EUA).

Após a apresentação da sua palestra, Michael Werner participará uma reunião informal com os investigadores do CAUP.

Para mais informações
Mercedes E. Filho
Investigadora e responsável pela organização de palestras e seminários do CAUP

Carlos J. A. P. Martins
Investigador principal do grupo de galáxias e cosmologia do CAUP

Núcleo de Divulgação do CAUP

Comunicado de imprensa

1. Michael Werner, cientista do projeto Telescópio Espacial Spitzer. (NASA/JPL-Caltech)
2. O Telescópio Espacial Spitzer no topo do foguetão Delta II. (NASA/JPL-Caltech)