Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
21 julho 2011

Pelas 10:57 (hora de Portugal continental), o vaivém espacial Atlantis (NASA) aterrou no Centro Espacial Kennedy (Flórida, EUA). Esta foi a última missão do vaivém espacial.

Desde a primeira missão, a STS-1, lançada a 12 de abril de 1981, 355 pessoas, de 16 países, voaram 852 vezes a bordo do vaivém. Os cinco vaivéns que fizeram parte deste programa espacial viajaram mais de 872 milhões de quilómetros ao longo destes 30 anos. A bordo realizaram-se mais de 2.000 experiências nas mais variadas áreas, desde biologia, astronomia, engenharia, entre outras.

O comandante desta missão, a STS-135, Chris Ferguson afirmou “O vaivém espacial mudou a forma como vemos o mundo e a mudou a forma como vemos o Universo.”Da tripulação da STS-135, para além do comandante, faziam parte o piloto Doug Hurley e os especialistas de missão Sandra Magnus e Rex Walheim. Eles deixaram na Estação Espacial Internacional mais de 4,2 toneladas de peças e material sobresselente, provisões e mantimentos (cerca de 1,2 toneladas de comida).

Quem não quis deixar de acompanhar este momento único na história da exploração espacial foram os alunos da Universidade Júnior que hoje estavam no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). Eles viram, em direto, a chegada do vaivém através da NASA TV.

Para mais informações
NASA
Vídeo - O momento da aterragem

1. Estação Espacial Internacional vista da janela do Atlantis no dia 19 de julho de 2011. (NASA)
2. A aterragem às 10:57 (hora de Portugal continental) (NASA)
3. Os alunos da Universidade Júnior acompanharam a aterragem do Atlantis.