Astro Homus

DGArtes nº 2309

'Astro Homus' será uma exposição de fotografia da autoria da fotógrafa Susana Neves que visa retomar a ligação centenária que sempre existiu entre a fotografia e a astronomia. No centro desta aproximação fotográfica e artística estarão os principais personagens, nacionais e internacionais, envolvidos na busca e caraterização de exoplanetas (planetas fora do sistema solar), que juntos trabalham para a construção do espectrógrafo ESPRESSO. Este instrumento de grande complexidade tecnológica e precisão, irá começar, a partir de 2016, a recolher dados capazes de moldar o futura do nosso mundo pois pretende detetar um planeta semelhante à Terra em torno de outras estrelas, ou seja, um planeta que possa albergar vida como a conhecemos. As expetativas criadas em torno deste instrumento são elevadas e esta será uma oportunidade única para registar e dar a conhecer os bastidores das grandes ambições da investigação científica. Com uma descoberta com tais consequências sociais em vista, torna-se imperativo revelar a comunidade astronómica na sociedade, e documentar e comunicar este achado. A prática científica, com a desumanização que advêm do seu método, está muito pouco preparada para aceitar tal tarefa.

Esta é uma temática que também tem interessado o artista e fotógrafo Thomas Struth que, atualmente, se tem concentrado nesses 'lugares situados na encruzilhada da tecnologia e da ambição, onde os limites daquilo que é possível são constantemente testados', refere. São exemplo disso as suas fotografias da estação espacial de Cape Canaveral, pondo em evidência uma sociedade globalizada, que caracteriza a civilização contemporânea. Contudo, 'Astro Homus' estará no limbo entre esta prática documental, sem artifícios e o projeto 'Famílias' de Struth, no qual o artista determina o lugar da realização do registo fotográfico e o seu enquadramento, mas deixa que o grupo decida a forma como se organizam entre si. Com 'Astro Homus' também se pretende apresentar um compêndio de informações sobre um conjunto de indivíduos conectados por um contexto, permitindo diferentes leituras das relações entre eles como das suas personalidades. Desta forma, a fotografia irá assumir a condição de um impressionante ensaio visual sobre o mundo dos astrónomos e os seus ambientes de trabalho.

O processo de desenvolvimento deste projeto passa pela recolha fotográfica, bibliográfica e de depoimentos, material que irá ser editado num livro e num website, como forma de criar uma narração ao longo de uma linha temática específica sobre o que a fotografia captou.

Equipa:
- Susana Neves - fotógrafa
- Pedro Figueira - astrónomo e coordenador científico
- Júlio de Matos - curador
- Vera Carmo - produtora da exposição
- Filipe Pires - divulgação e edição de textos
- João Nuno Retrê - divulgação, edição e tradução de textos
- Paulo Pereira - designer de comunicação e informação
- Paulo Peixoto - web designer

Instituições parceiras:
- CAUP - Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
- CAAUL - Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
- Observatório de Genève
- TNG - La Palma
- CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura
- Associação Cultural CAL
- Centro Ciência Viva do Lousal
- Centro Ciência Viva de Bragança
- Centro Ciência Viva de Lagos

Início: 1 julho 2014
Fim: 30 maio 2015

>> Ver site do projecto