Eclipse Total da Lua hoje à noite

1. Aspeto da Lua quando nascer (Simulação gerada no software Stellarium)
2. Fotos de um eclipse anterior, com as fases visíveis de Portugal no eclipse de hoje. (Doug Scobel/University Lowbrow Astronomers)
3. Esquema da diferença entre uma vulgar Lua Cheia e um Eclipse Total da Lua. (Ricardo Reis - CAUP)
15 junho 2011

Hoje à noite poderá observar o primeiro Eclipse Total da Lua de 2011. Mas como a Lua entra na sombra da Terra (a umbra) por volta das 19:23, o início do eclipse não será observável de Portugal.

Segundo dados do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), a Lua nasce às 20:58 em Lisboa e 6 minutos depois no Porto, isto é, a Lua irá nascer já completamente eclipsada. A fase de totalidade será ainda visível durante quase uma hora (termina por volta das 22:03) e a Lua sai da sombra da Terra cerca de uma hora depois (por volta das 23:03).

Ao contrário de um Eclipse do Sol, para observar um Eclipse da Lua não é necessário qualquer tipo equipamento especial. Também ao contrário de um Eclipse do Sol, a Lua não desaparece completamente, ficando apenas com uma tonalidade avermelhada. No eclipse de hoje, a Lua já terá esta cor quando nascer, e irá manter-se avermelhada até cerca das 22h. A partir daí a cor avermelhada irá desaparecer, mas será ainda visível a sombra da Terra sobre a Lua, que só irá desaparecer uma hora depois.

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto vai promover, a partir das 21h, uma observação pública com telescópio na Praça Gomes Teixeira (mais conhecida como praça dos Leões), no Porto. Venha ver o eclipse connosco.

Mais informações
Página de Eclipses da NASA
Almanaque do OAL de Eclipses para 2011
Almanaque do OAL de nascimento e ocaso da Lua no Porto e em Lisboa
Video de um Eclipse Total da Lua