Projeto em Curso: atualização mais recente deste portal em 13/05/2014
Em Busca de Planetas para além do Sistema Solar
Atividade que visa contribuir para uma iniciação à astronomia na perspetiva do processo de investigação na área, fazendo uso de ferramentas e técnicas tipicamente utilizadas por astrónomos profissionais e trabalhando com dados científicos reais.
A atividade foi desenvolvida por elementos da equipa de Estrelas e Planetas do CAUP e trabalhada numa perspetiva pedagógica e didática pela colaboradora especificamente contratada no âmbito do "Escolher Astronomia" (estudante de doutoramento em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto).
Os resultados de aprendizagem associados à atividade são: compreender o contexto astrofísico do processo da procura de planetas para além do Sistema Solar, aplicando sempre que possível leis da física abordadas no âmbito dos programas oficiais do Ensino Secundário; processar dados astronómicos de fotometria e espectrometria de potenciais estrelas com planetas, utilizando ferramentas matemáticas adequadas, implementadas informaticamente; analisar e compreender os resultados obtidos.
A atividade é constituída por 8 sessões, cada uma com cerca de 90 minutos de duração:Os estudantes interessados em participar na atividade inscreveram-se para esse fim.
A atividade tem vindo a ser implementada:
Visitas ao CAUP / Planetário do Porto
A ferramenta de eleição da astronomia com vista à compreensão dos fenómenos que ocorrem no Universo é o telescópio. Os telescópios atualmente utilizados pelos astrónomos são instrumentos que utilizam tecnologia de ponta e que permitem observar os objetos celestes desde os nossos vizinhos no Sistema Solar até às galáxias mais distantes, e por isso mais antigas, do Universo. A sessão de planetário "Visões do Cosmos" apresenta-nos a evolução dos telescópios ao longo dos tempos e mostra-nos um pouco do que com eles tem sido desvendado acerca do Universo.
Uma turma de estudantes do 10o ano e duas turmas de estudantes do 11o ano, da Escola Básica e Secundária do Cerco, do Porto, visitaram o Planetário do Porto, respetivamente nos dias 13 de dezembro de 2013 e 20 de janeiro de 2014 para participar naquela sessão de planetário.
Turmas de estudantes da Escola Secundária de Serafim Leite, de São João da Madeira, visitaram o Planetário do Porto nos dias 5 (turmas de 12o ano) e 12 de fevereiro de 2014 para participar na sessão de planetário "Visões do Cosmos".
Nas datas acima indicadas, os estudantes das várias turmas acima referidas realizaram a atividade prática "A Impressão Digital dos Astros". A espectroscopia é uma das técnicas mais importantes no estudo de objetos celestes. Nesta atividade prática os estudantes tiveram a oportunidade de adquirir alguma familiaridade com a espectroscopia: através da montagem de um espectroscópio simples, mas efetivo, com recurso a materiais do quotidiano; observando o espectro de diferentes gases e verificando que cada um tem um espectro único - bases essenciais para começar a compreender a informação que viaja com a luz (radiação eletromagnética) que nos chega dos astros.
Semana Temática de Astronomia
A mini-exposição "O Universo da Astronomia" esteve na biblioteca da Escola Secundária e Básica do Cerco, no Porto, na semana de 17 a 21 de março.
No dia 18 de março o astrónomo Sérgio Sousa, do CAUP, deslocou-se àquela escola para apresentar o seminário "Pesquisa de Planetas Extrassolares".
Na mesma data, ainda na mesma escola, o núcleo de divulgação do CAUP levou a cabo uma sessão de observação do Sol com telescópios portáteis.
GaiaLive na Escola
Gaia é uma das principais missões espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA). A base da missão é um telescópio espacial, cuja tarefa é observar cerca de mil milhões de estrelas de modo a obter um mapa tridimensional preciso da nossa galáxia. O telescópio foi lançado para o espaço em dezembro de 2013.
A 25 de março de 2014 foi realizada a atividade "GaiaLive", organizada pela ESA, que envolveu a participação simultânea de cerca de 2500 estudantes distribuídos por 34 escolas europeias, ligados em direto com a equipa do projeto Gaia, no Centro de Operações Espacial da ESA, em Darmstadt, na Alemanha. Em Portugal o "GaiaLive" decorreu na Escola Secundária de Serafim Leite, em São João da Madeira", através da parceria entre o CAUP e aquela escola através do "Escolher Astronomia".
Após uma apresentação do projeto Gaia foram respondidas inúmeras questões colocadas em direto pelos estudantes das escolas participantes. Complementando a ligação em direto, em cada escola esteve presente uma instituição de investigação associada ao projeto Gaia. Na Escola Secundária de Serafim Leite estiveram presentes, do CAUP, o astrónomo Nuno Santos, a estudante de doutoramento Lisa Benamati e o coordenador no Núcleo de Divulgação Filipe Pires, que contribuíram para esclarecer dúvidas adicionais colocadas pelos participantes.