Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

Asteroseismology from MUSICOS multi-site campaigns

B. H. Foing, C. Catala, J. Marques Oliveira, A.-M. Hubert, M. Floquet, J. X. Hao, T. Kennelly, L. A. Balona, H. F. Henrichs, J. de Jong, The MUSICOS Collaboration

Resumo
For the MUSICOS international project (MUlti-SIte COntinuous Spectroscopy), the instrument concept and multi-site operational constraints for microvariability and asteroseismology are discussed. Operations and results from previous MUSICOS international campaigns in 1989, 1992, 1994, 1996 involving Pic du Midi, Haute-Provence, South Africa, La Palma, Kitt Peak, ESO La Silla, Hawaii, Anglo-Australian, Xinglong and other observatories are presented. Some MUSICOS asteroseismology highlights on micro-variability and non-radial pulsations on Be, δ Scuti, O and B, γ Dor variables are reviewed. Perspectives for solar-type asteroseismology with multi-site networks in support to space asteroseismology missions such as COROT, are discussed.

Advances in Space Research
Volume 24, Página 251
janeiro 1999

>> ADS

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é uma nova, mas muito aguardada, estrutura de investigação com uma dimensão nacional. Ele concretiza uma visão ousada, mas realizável para o desenvolvimento da Astronomia, Astrofísica e Ciências Espaciais em Portugal, aproveitando ao máximo e realizando plenamente o potencial criado pela participação nacional na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Europeu do Sul (ESO). O IA é o resultado da fusão entre as duas unidades de investigação mais proeminentes no campo em Portugal: o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL). Atualmente, engloba mais de dois terços de todos os investigadores ativos em Ciências Espaciais em Portugal, e é responsável por uma fração ainda maior da produtividade nacional em revistas internacionais ISI na área de Ciências Espaciais. Esta é a área científica com maior fator de impacto relativo (1,65 vezes acima da média internacional) e o campo com o maior número médio de citações por artigo para Portugal.

Continuar no sítio do CAUP|Seguir para o sítio do IA