Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
"PowellSnakes", a fast Bayesian detection method of compact objects. The extraction of Planck's nominal SZ clusters of galaxies catalogue

Pedro Carvalho
Kavli Institute for Cosmology, Cambridge

Resumo
"PowellSnakes" (PwS) is a fast Bayesian algorithm designed for detecting compact objects immersed in a diffuse background. PwS was selected and successfully employed by the Planck consortium in the production of its first public deliverable: the Early Release Compact Source Catalogue (ERCSC) and later as an extraction/characterisation tool of Planck's nominal mission Sunyaev–Zel’dovich (SZ) clusters of galaxies catalogue. We present the reasons why Planck's SZ catalogue needed a Bayesian method and why a simple naïve implementation was not practical. An emphasis is placed on the necessity of a multi-frequency, multi-model detection algorithm in order to achieve optimality.

19 abril 2013, 13:30

Centro de Astrofísica
Rua das Estrelas
4150-762 Porto

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é uma nova, mas muito aguardada, estrutura de investigação com uma dimensão nacional. Ele concretiza uma visão ousada, mas realizável para o desenvolvimento da Astronomia, Astrofísica e Ciências Espaciais em Portugal, aproveitando ao máximo e realizando plenamente o potencial criado pela participação nacional na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Europeu do Sul (ESO). O IA é o resultado da fusão entre as duas unidades de investigação mais proeminentes no campo em Portugal: o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL). Atualmente, engloba mais de dois terços de todos os investigadores ativos em Ciências Espaciais em Portugal, e é responsável por uma fração ainda maior da produtividade nacional em revistas internacionais ISI na área de Ciências Espaciais. Esta é a área científica com maior fator de impacto relativo (1,65 vezes acima da média internacional) e o campo com o maior número médio de citações por artigo para Portugal.

Continuar no sítio do CAUP|Seguir para o sítio do IA