Eclipse do Sol :: 29 de Março de 2006

Em caso algum se pode olhar directamente para o Sol!

A observação solar sem um filtro apropriado causa graves lesões oculares e em casos extremos a cegueira. A utilização de telescópios ou binóculos só é aconselhada para quem tem experiência de observação e sempre com recurso a um filtro solar, em perfeito estado de conservação, colocado na entrada do telescópio.

Na manhã de 29 de Março os céus de Portugal serão mais uma vez palco de um dos mais belos espectáculos da natureza: um Eclipse do Sol.

Desta vez, se as condições meteorológicas ajudarem, poderemos assistir a um eclipse parcial do Sol. O Sol será, no máximo, obscurecido cerca de 22%, o que corresponderá a uma magnitude de aproximadamente 0,30. Na tabela encontram-se as circunstâncias locais para cidades do Porto, Lisboa e Faro. No dossier de imprensa existem valores para outras cidades nacionais.

 
A região de totalidade terá início no Brasil e estender-se-á pelo Oceano Atlântico, cruzará o continente Africano em direcção à Ásia Menor e Ásia Central. Poderá ser visto em países como a Nigéria, Níger, Líbia, Turquia ou Casaquistão.