Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
19 a 24 de novembro

Entre 19 e 24 de Novembro celebra-se em Portugal a Semana da Ciencia e da Tecnologia. A iniciativa coordenada pela Ciencia Viva pretende sensibilizar o público em geral para o papel da ciencia e desenvolvimento tecnológico na sociedade.

Inserido no programa complementar da exposição “Um Universo Deslumbrante” o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e o Planetário do Porto associaram dois eventos ao programa nacional da Semana da Ciencia e da Tecnologia 2012.

 

“Café Filosófico-Cosmológico”
Dia 22 de novembro às 21:00

Um Café Filosófico é um espaço de diálogo e reflexão sobre temas do universo da filosofia. O âmbito de um Café Filosófico não é o de uma palestra ou sala de aula, não se procura transmitir ou avaliar conhecimentos adquiridos mas, antes, reflectir em Diálogo com os outros participantes sobre os temas e problemas que vão surgindo durante a sessão.
Neste Café Filosófico-Cosmológico no Planetário do Porto procuraremos levar a cabo um exercício filosófico muito particular: Respeitar o Silencio, que procurará enquadrar as intervençoes dos participantes no imponente cenário “cósmico” da cúpula do Planetário.

Inscrição obrigatória

 

“A confirmação experimental da existencia do bosão de Higgs”
Dia 24 de novembro às 17:30

Resumo: A recente confirmação existencia da existencia duma partícula com propriedades semelhantes às do bosão de Higgs do modelo padrão das interacçoes fundamentais da natureza é o culminar de várias décadas de desenvolvimento teórico e experimental, e pode ser o início dum novo capítulo na busca do entendimento último sobre a natureza da matéria e sua interacção, e de como estas determinam a arquitectura e a dinâmica do Universo.


Quem nos explica o que é o bosão de Higgs?
O desafio foi aceite pelo professor Orfeu Bertolami do Departamento de Física e Astronomia da FCUP. No próximo dia 24 de Novembro, às 17:30, o Planetário do Porto organiza uma tertúlia, onde ficaremos todos a conhecer a partícula, prevista em 1964 por Peter Higgs e outros, que será no modelo padrão das interacçoes fundamentais da natureza, responsável por conferir massa às restantes partículas elementares.

Orfeu Bertolami nasceu em São Paulo, Brasil, em 1959. Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo em 1980, obteve o mestrado no Instituto de Física Teórica em São Paulo em 1983, o Grau Avançado em Matemática na Universidade de Cambridge no Reino Unido em 1984 e o doutoramento em física teórica na Universidade de Oxford em 1987.

Desenvolveu actividades de investigação no Institut für Theoretische Physik em Heidelberg, na Alemanha, no Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN) em Genebra, na secção de Turim do Istituto Nazionale de Fisica Nucleare e na Universidade de Nova Iorque. Foi professor no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico e é actualmente Professor Catedrático no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciencias da Universidade do Porto. Publicou mais de 230 artigos científicos, em livros, jornais, actas de conferencias, dos quais cerca de 150 em revistas especializadas com arbitragem nas áreas da astrofísica, cosmologia, física e propulsão espacial, gravitação clássica e quântica, e em teorias de cordas.

Já apresentou cerca de cinco dezenas de palestras convidadas em conferencias internacionais e cerca de duas centenas de seminários especializados em universidades e centros de investigação na Europa, na Rússia, na Coreia, no Japão, na China, no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos. Tem participado em actividades de divulgação apresentando muitas dezenas de palestras sobre temas como a unificação das interacçoes fundamentais da natureza, o Big Bang, a estrutura em larga escala do Universo, as explosoes de raios gama, a origem da vida, ciencia e literatura, a vida e a obra de Albert Einstein e mais recentemente sobre a vida e a obra de Galileo.

Foi galardoado com o terceiro prémio da Gravity Research Foundation dos Estados Unidos em 1999, com o Prémio União Latina de Ciencia em 2001, e o Prémio Universidade Técnica de Lisboa/Santander Totta de excelencia científica nas áreas de Biofísica e Física em 2007. Colabora em projectos europeus no estudo da física da matéria escura, da energia escura e física fundamental no espaço e é membro do Galileo Science Advisory Committee da Agencia Espacial Europeia.

Inscrição obrigatória

 

Lançamento do Livro “Outras Terras no Universo”
Dia 24 de novembro às 19:00

Mains informações aqui.

 

Para obter mais informações contacte Filipe Pires.