A investigação científica organiza-se em duas grandes equipas cuja actividade se centra nos seguintes tópicos:

Origem e Evolução de Estrelas e Planetas
O objectivo central do trabalho desta equipa inclui o estudo da física fundamental que rege a formação e evolução de estrelas e planetas. O trabalho desenvolvido pelos elementos da equipa tem uma forte componente observacional e ainda uma extensa contribuição teórica e de modelação.
Galáxias e Cosmologia Observacional
O objectivo desta equipa é contribuir ao mais alto nível para a compreensão da origem e evolução do universo e das suas estruturas em larga escala. A nossa prioridade estratégica são os aspectos observacionais da cosmologia (do rádio aos raios X), mas as nossas competências e interesses multidisciplinares incluem também modelos teóricos, fenomenologia, computação avançada e instrumentação astronómica.
Astronomical Instrumentation
The scientific participation in the technical development of Astronomical Instrumentation, which transverses both major scientific areas in CAUP, is also pursued. Its importance steams from the need to secure privileged access to existing and future facilities of the European Organisation for Astronomical Research in the Southern Hemisphere (ESO) and of the European Space Agency (ESA) and to contribute to the long term development of Astronomy in Portugal.