Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
18 de janeiro a 10 de maio

Estando num ponto privilegiado do sistema solar, o planeta Terra tem as propriedades necessárias não só para receber e gerar vida inteligente, como para ser uma janela aberta à grandiosidade que recheia de beleza e ciência o Universo que nos rodeia e apaixona. Esta exposição foi produzida a partir desse palco espacial em que todos nós habitamos e participamos activamente, numa união entre o Céu e a Terra, numa simbiose perfeita em que através da expressão fotográfica, “beleza, ciência e arte” caminharam de mãos juntas, com a finalidade de trazer as maravilhas do firmamento ao grande público em geral. Com entrada gratuita, mais de 24 fotografias de grande formato e duas panorâmicas gigantes, o visitante irá certamente mergulhar e deixar-se guiar por entre imagens que retratam desde fenómenos celestes e atmosféricos como o “Airglow” e a Luz Zodiacal, à esmagadora e imponente presença da nossa galáxia, a Via Láctea, que repleta de enxames de estrelas, nebulosas de emissão, gases e poeira estelar, faz ressaltar o imaginário de sonho de qualquer um. Prosseguindo na exposição, encontrará a presença da chamada “Super Lua Cheia”, que se torna bem visível quando atinge o perigeu, ponto orbital mais próximo da Terra. Não esquecendo o património arquitectónico e histórico presente na paisagem terrestre e sob a imponente espada de um cavaleiro nobre, desfrutará de um alinhamento planetário de cortar a respiração. O movimento da esfera celeste em torno da estrela Polar, permite também registos impressionantes que traduzem na “escrita da luz” o caminho das estrelas ao longo da noite, muitos destes registos, captados nalguns dos melhores céus do mundo, como o da reserva portuguesa Dark Sky Alqueva ou do Observatório de Roque de Los Muchachos, nas Canárias, lar que sustenta o telescópio de raios gama MAGIC. Aqui, o céu atinge níveis de escuridão tão profunda, que remonta à percepção visual a que só os nossos ancestrais tiveram acesso num passado remoto, longe da poluição luminosa que se avista hoje nos grande centros urbanos e apaga a maioria das estrelas que muitas crianças e jovens adolescentes, ainda não tiveram a oportunidade de vislumbrar uma só vez!

Abertura
Planetário do Porto
Sábado, 18 janeiro, 2014
17:00 - 19:00

  • Visita guiada por Miguel Claro;
  • Palestra e conversa com o público;
  • Apresentação do livro;
  • Sessão de autógrafos;
  • Venda de livro e astrofotografias.
  • Exposição em exibição
    18 janeiro a 10 maio, 2014

    Horário
    Segunda a Sexta 9:00 às 18:00
    Sábados 14:30 às 17:30

    As fotografias expostas de Miguel Claro são vendidas em séries até seis exemplares, numeradas e assinadas pelo autor. Podem ser encomendadas através do e-mail planetariodoporto@astro.up.pt, indicando o número da fotografia, a quantidade e a dimensão que pretende. Mais informação aqui.


    Miguel Claro é astrofotógrafo, autor e orador, especializado na fotografia de "paisagens astronómicas" ou Skyscapes. Conceito que visa a união entre os elementos "Céu e Terra" valorizando o património arquitectónico, cultural e paisagístico, e abordando de forma educativa e científica, o Universo. As suas imagens têm percorrido o mundo e sido publicadas em livros, jornais e nas mais prestigiadas revistas internacionais da especialidade. Em Portugal, o autor já publicou em edições como o jornal Público, Visão, Super Interessante, Quero Saber, O Mundo da Fotografia Digital e a National Geographic Portugal, assim como nas estações de televisão SIC, RTP e TVI.

    Com mais de três dezenas de imagens publicadas na NASA como – Earth Science Picture of the Day e – Astronomy Picture of the Day, conta ainda com uma nomeação em 2012 pelo Royal Observatory of Greenwich e a BBC Sky at Night, para "Astronomy Photographer of the year". Em 2014, o artigo "Olhos da Europa" escrito para a revista National Geographic Portugal, recebeu o "Best Edit" award por parte da National Geographic americana, de entre as 36 edições internacionais da revista. É autor do livro "AstroFotografia – Imagens à luz das estrelas", da editora Centro Atlântico e fotógrafo oficial da reserva Dark Sky Alqueva, a primeira reserva do mundo a ser certificada pela UNESCO como "Starlight Tourism Destination". É também formador em cursos e workshops na Fotonature. As suas imagens estão disponíveis para venda na National Geographic Creative, iStock Photo e Ciel & Espace Photos.

    Para obter mais informações contacte Filipe Pires.