Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube Siga-nos no Google+
26 fevereiro 2007

Em 1957 um programa de cooperação científica internacional sem precedentes envolveu 60.000 cientistas de 67 nações, que observaram a Terra de pólo a pólo. Em 2007, 50 ano depois do Ano Geofísico Internacional, os cientistas esperam conseguir repetir a experiência.

O ano de 2007 será um ano de colaboração científica e de eventos públicos, vocacionados para aumentar a compreensão por parte do público em geral da real influência que o Sol tem na Terra e no resto do Sistema Solar.

Heliofísico é uma extensão da palavra Geofísico, que estende as interacções da Terra, até ao Sol, aos planetas e ao espaço inter-planetário. Tudo isto é tratado, não como entidades individuais sem qualquer relação entre elas, mas como um sistema mais vasto, cheio de pequena interligações que podem dar origem enormes mudanças.

Os objectivos do ano heliofísico internacional (AHI) 2007 são:

  • Melhorar a nossa compreensão dos processos que governam o Sol, a Terra e a heliosfera.
  • Manter a tradição de investigação internacional e promover este legado no 50º aniversário do ano geofísico internacional 1957.
  • Mostrar ao mundo a beleza, relevância e significado das ciências da Terra e do espaço.

Os dados provenientes do AHI estarão à disposição de cientistas e engenheiros de todas as nações, e os fascinantes resultados científicos que dai vierem serão comunicados ao mundo através de uma série de conferências de imprensa e palestras públicas. Além da comunicação destes resultados, será lançada também uma enorme campanha de divulgação junto do público.

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) está envolvido nesta campanha, através do projecto europeu SWEETS (Space Weather and Europe - an Education Tool with the Sun, ou Climatologia Espacial e a Europa - o Sol como Ferramenta Educativa). Em conjunto com 17 instituições espalhados um pouco por toda a Europa, das quais se destacam a Agência Espacial Europeia (ESA), ou o Observatório de Paris (LESIA), o CAUP irá organizar diversas actividades ao longo de 2007, que irão convergir na Semana Europeia da Ciência e Tecnologia (SECT), de 19-24 de Novembro de 2007.

Este projecto procura chamar a atenção para a climatologia espacial, em concreto a influência directa do Sol no campo magnético da Terra e no clima terrestre.

As principais actividades organizadas pelo CAUP serão:

  • Dia aberto do CAUP - 10 de Junho de 2007
  • Sessão de Planetário "Climatologia Espacial", durante a SECT
  • Co-produção da versão portuguesa do DVD "Climatologia Espacial"
  • Exposição sobre o Sol
  • Exposições multimédia
  • Observação Solar

Para mais informações
http://ihy2007.org/ ou http://www.esa.int/esaCP/SEM04IBE8YE_index_0.html

1. Interacção entre a magnetosfera terrestre e uma Ejecção de Matéria Coronal. (©SOHO/LASCO/EIT (ESA & NASA) 2. As diversas faces do Sol. (©Ricardo Reis e Filipe Pires (ND-CAUP) / Steel Hill (GSFC-NASA) / SOHO-EIT / ESA / NASA)