Site Map
Contacts
Follow us on Facebook Follow us on Twitter YouTube channel
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

O Movimento dos Dois Corpos

A. P. C. M. S. Rangel

Abstract. 0 movimento dos corpos celestes e, em particular, o movimento dos planetas foi um dos problemas fundamentais da Dinâmica, que intrigou o homem desde o início da civilização.
Antes da invenção do telescópio, as órbitas e as posições dos planetas não podiam ser exactamente determinadas. O início da compreensão dos movimentos planetários começou com Galileu, Tycho Brahe e Kepler que, em conjunto e mais tarde com a preciosa contribuição de Newton, varreram por completo a noção grega de um Universo geocêntrico e estabeleceram o modelo actual do Sistema Solar. A lei de gravitação universal de Newton é a base da Mecânica Celeste e da Astrodinâmica. Este trabalho tem como objectivo resolver o problema dos dois corpos, isto é, "Dadas, num dado instante, a posição e a velocidade de dois corpos massivos, que se movem devido apenas à atracção gravitacional mútua e cujas m,assas são conhecidas, quais serão as suas posições e velocidades para um. outro instante qualquer de tempo, passado ou futuro?"
Após uma breve síntese histórica da evolução do conhecimento do homem sobre os movimentos dos planetas e dos seus satéhtes, um dos mais interessantes na história da Ciência, são deduzidas as equações do movimento de dois corpos, cuja solução é uma secção cónica. Ao obter esta solução generalizamos a primeira lei de Kepler, uma vez que uma secção cónica pode ser não só uma elipse, mas uma parábola ou uma hipérbole. A partir da solução do problema dos dois corpos, deduziram-se algumas relações importantes para o estudo da dinâmica do movimento dos corpos e definiram-se os elementos orbitais, que caracterizam o tipo, a dimensão e a orientação da órbita. Como se verá, as soluções encontradas podem ser usadas no estudo dos movimentos dos planetas em torno do Sol. Embora o movimento dos planetas possa ser perturbado pelos planetas próximos, a trajectória, em primeira aproximação, é muito próxima duma secção cónica.
Apresentam-se dois algoritmos que permitem determinar, os vectores posição e velocidade de um corpo (cujo movimento dependa apenas da força gravitacional de um segundo corpo próximo), num dado instante, conhecidos os elementos orbitais e vice-versa. Foi elaborado um programa, apenas para a órbita elíptica, utilizando o algoritmo acima referido.
Finalmente, apresenta-se uma ficha de trabalho e a sua resolução, bem como algumas experiências divertidas relativas ao problema em estudo.

Master in Teaching of Astronomy
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Supervisor(s): J. J. G. Lima
2001

>> PDF

Institute of Astrophysics and Space Sciences

Institute of Astrophysics and Space Sciences (IA) is a new but long anticipated research infrastructure with a national dimension. It embodies a bold but feasible vision for the development of Astronomy, Astrophysics and Space Sciences in Portugal, taking full advantage and fully realizing the potential created by the national membership of the European Space Agency (ESA) and the European Southern Observatory (ESO). IA resulted from the merging the two most prominent research units in the field in Portugal: the Centre for Astrophysics of the University of Porto (CAUP) and the Center for Astronomy and Astrophysics of the University of Lisbon (CAAUL). It currently hosts more than two-thirds of all active researchers working in Space Sciences in Portugal, and is responsible for an even greater fraction of the national productivity in international ISI journals in the area of Space Sciences. This is the scientific area with the highest relative impact factor (1.65 times above the international average) and the field with the highest average number of citations per article for Portugal.

Proceed on CAUP's website|Go to IA website