Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

Early-universe constraints on a time-varying fine structure constant

P. P. Avelino, S. Esposito, G. Mangano, C. J. A. P. Martins, A. Melchiorri, G. Miele, O. Pisanti, G. Rocha, P. T. P. Viana

Resumo
Higher-dimensional theories have the remarkable feature of predicting a time (and hence redshift) dependence of the ``fundamental'' four dimensional constants on cosmological time scales. In this paper, we update the bounds on a possible variation of the fine structure constant α at the time of big bang nucleosynthesis (z~1010) and cosmic microwave background (CMB) (z~103). Using the recently released high-resolution CMB anisotropy data and the latest estimates of primordial abundances of 4He and D, we do not find evidence for a varying α at more than a one-sigma level at either epoch.

Physical Review D
Volume 64, Página 103505
novembro 2001

>> ADS

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é uma nova, mas muito aguardada, estrutura de investigação com uma dimensão nacional. Ele concretiza uma visão ousada, mas realizável para o desenvolvimento da Astronomia, Astrofísica e Ciências Espaciais em Portugal, aproveitando ao máximo e realizando plenamente o potencial criado pela participação nacional na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Europeu do Sul (ESO). O IA é o resultado da fusão entre as duas unidades de investigação mais proeminentes no campo em Portugal: o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL). Atualmente, engloba mais de dois terços de todos os investigadores ativos em Ciências Espaciais em Portugal, e é responsável por uma fração ainda maior da produtividade nacional em revistas internacionais ISI na área de Ciências Espaciais. Esta é a área científica com maior fator de impacto relativo (1,65 vezes acima da média internacional) e o campo com o maior número médio de citações por artigo para Portugal.

Continuar no sítio do CAUP|Seguir para o sítio do IA