Tipo: Documentário
Duração: 45 a 50 minutos (apresentação ao vivo)
Público-alvo: Público em geral; escolas 7º ano ensino básico
Autor: Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
Sinopse: Como podemos observar todas as estruturas do universo? Com telescópios! Desde o tempo de Galileu (1610), os telescópios foram evoluindo até os modernos observatórios, que do solo ou do espaço nos permitem estudar o nosso sistema solar, nebulosas, enxames de estrelas, as galáxias vizinhas e mesmo as galáxias mais antigas do Universo, com idades próximas dos 13 mil milhões de anos.
Sumário: A sessão tem início com uma visita guiada pelo céu noturno. O visitante irá contactar que observamos diferenças nas propriedades visuais das estrelas, resultantes da distância, tamanho e caraterísticas físicas. Numa noite normal, é igualmente possível observar alguns planetas do Sistema Solar. Estes são um bom pretexto para se falar um pouco do Sistema Solar, as suas caraterísticas e classificação. A exploração do Universo mais distante iniciou-se com Galileo e as observações com telescópio. Desde 1609 até hoje o telescópio evoluiu muito e hoje os grandes observatórios são gigantescas empreitadas de engenharia e evolução tecnológica. Um bom exemplo foi a construção do VLT, construído pelo ESO no deserto do Atacama no Chile. Estes e outros telescópios permitiram aos astrónomos revelar alguns dos segredos do Universo, formação estelar, classificação e evolução galáctica e a dimensão do próprio Universo.
Tópicos didáticos:- Céu noturno;
- Sistema Solar, classificação, nomenclatura e aspetos mais relevantes;
- O telescópio, evolução histórica e construção do VLT;
- Via Láctea;
- Formação estelar;
- Astronomia extragaláctica: classificação das galáxias e dimensão do Universo.
Tipo: Documentário
Duração: 45 a 50 minutos (apresentação ao vivo)
Público-alvo: Público em geral; escolas 7º ano ensino básico
Autor: Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
Sinopse: Como podemos observar todas as estruturas do universo? Com telescópios! Desde o tempo de Galileu (1610), os telescópios foram evoluindo até os modernos observatórios, que do solo ou do espaço nos permitem estudar o nosso sistema solar, nebulosas, enxames de estrelas, as galáxias vizinhas e mesmo as galáxias mais antigas do Universo, com idades próximas dos 13 mil milhões de anos.
Sumário: A sessão tem início com uma visita guiada pelo céu noturno. O visitante irá contactar que observamos diferenças nas propriedades visuais das estrelas, resultantes da distância, tamanho e caraterísticas físicas. Numa noite normal, é igualmente possível observar alguns planetas do Sistema Solar. Estes são um bom pretexto para se falar um pouco do Sistema Solar, as suas caraterísticas e classificação. A exploração do Universo mais distante iniciou-se com Galileo e as observações com telescópio. Desde 1609 até hoje o telescópio evoluiu muito e hoje os grandes observatórios são gigantescas empreitadas de engenharia e evolução tecnológica. Um bom exemplo foi a construção do VLT, construído pelo ESO no deserto do Atacama no Chile. Estes e outros telescópios permitiram aos astrónomos revelar alguns dos segredos do Universo, formação estelar, classificação e evolução galáctica e a dimensão do próprio Universo.
Tópicos didáticos:- Céu noturno;
- Sistema Solar, classificação, nomenclatura e aspetos mais relevantes;
- O telescópio, evolução histórica e construção do VLT;
- Via Láctea;
- Formação estelar;
- Astronomia extragaláctica: classificação das galáxias e dimensão do Universo.