Mapa do Site
Contactos
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Canal YouTube
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
Programação geral LANG: pt/uk WID: 521 CID: - VER: 1.1.1 - 2008/Fev/04 *********************************5 */ if ($Lang == "pt") { $img_header="prog_geral.png"; } else { $img_header="prog_regular.png"; } ?>
ALMA: à procura das origens
Como se formaram as primeiras galáxias? Quando se formaram as primeiras estrelas? Como é que nascem as estrelas? Como se formou o Sistema Solar?
No planalto de Chajnantor, no norte do Chile, está a nascer o maior projeto da moderna Astronomia: ALMA - Atacama Large Milimeter Array. O ALMA, quando concluído em 2013, terá 66 antenas, cada uma com 12 e 7 metros de diâmetro, a funcionar na banda do milimétrico e submilimétrico.
Estes gigantescos olhos vasculharão o Universo ajudando os astrónomos a encontrar respostas para estas e muitas outras perguntas.
Visões do Cosmos
Como podemos observar todas as estruturas do Universo? Com telescópios! Desde o tempo de Galileu (1610), os telescópios foram evoluindo até os modernos observatórios, que do solo ou do espaço nos permitem estudar o nosso sistema solar, nebulosas, enxames de estrelas, as galáxias vizinhas e mesmo as galáxias mais antigas do Universo, com idades próximas dos 13 mil milhões de anos.
>> Ver mais
A nossa estrela: o Sol
Como é o céu à noite? O que escondem alguns daqueles pontos brilhantes a que chamamos estrelas? E que segredos esconde a nossa estrela, o Sol? Uma simples observação com equipamento adequado revela-nos uma estrela bastante ativa. O Sol, como outra estrela qualquer, tem um tempo de vida limitado. O que lhe acontecerá (e a nós, aqui na Terra) quando o seu combustível acabar, daqui a 5 mil milhões de anos?
ALMA: in search of our origins
Como se formaram as primeiras galáxias? Quando se formaram as primeiras estrelas? Como é que nascem as estrelas? Como se formou o Sistema Solar?
No planalto de Chajnantor, no norte do Chile, está a nascer o maior projecto da moderna Astronomia: ALMA - Atacama Large Milimeter Array. O ALMA, quando concluído em 2011, terá 50 antenas, cada uma com 12 metros de diâmetro, a funcionar na banda do milimétrico e submilimétrico.
Estes gigantescos olhos vasculharão o Universo ajudando os astrónomos a encontrar respostas para estas e muitas outras perguntas.
Visions of the Cosmos
How can we observed all the different structures of the Universe? With telescopes! Since Galileu (1610), telescopes have developed to the current modern observatories, that from the ground or from space, allow us to study our Solar System, molecular clouds, clusters of stars, neighbouring galaxies or even the most distant galaxies in the Universe.
>> See more (only in portuguese)
Our star: The Sun
How is the night's sky? What do does tiny bright spots of light hide? What makes our star work? A simple observation, made with the right equipment, reveals that the Sun is a very active star. But, as every star, the Sun will eventually die. What will happen to the Earth then, five billion years from now?